segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Obras da COPA

Em greve, professores fazem ato público e passeata


Os professores da rede estadual de ensino iniciaram, hoje (26), uma paralisação por tempo indeterminado e, desde as 9h, estão fazendo um ato público na Praça Santuário – Can, no bairro de Nazaré, em Belém.
"Vamos nos concentrar e depois seguiremos para o Centro Integrado do Governo (CIG)", disse Ronaldo Rocha, coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará (Sintepp).
No CIG, será realizada uma audiência, às 11h, com a presença dos secretários de Promoção Social, Nilson Pinto; de Educação, Cláudio Ribeiro; e de Administração, Alice Viana.
"Vamos discutir sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e o piso salarial", comentou Ronaldo Rocha.
Williams Silva, coordenador geral do Sintepp informou que os manifestantes seguirão pela travessa 14 de Março, avenida José Malcher e depois avenida Nazaré, até o CIG. "Já devem ter umas 300 pessoas e até a hora de sairmos, esperamos chegar a, pelo menos, duas mil".
Para Emílio Almeida, da Associação dos Concursados, o ato público também servirá para chamar atenção na questão dos concursos públicos para a área da educação. "São quase 2.500 pessoas esperando para serem nomeadas e desde janeiro o Governo já contratou seis mil temporários", ressalta.

POR:http://www.diarioonline.com.br/noticia-168187-em-greve-professores-fazem-ato-publico-e-passeata.html/ Rafael Benassuli

GREVE CONTINUA

O resultado da 104º PLENÁRIA de sábado em Brasilia, infelizmente foi apenas  um, a Greve continua, Pelo relato do SINASEFE, o governo federal se mostrou muito intransigente perante a melhoria na categoria.


E até o tendo piadinhas do  Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, ao entregar a proposta do MEC para o sindicato foi irônico e desrespeitoso ao dizer que “a vida é dura”

Concordamos que a “vida é dura” para alguns, sobretudo para os/as trabalhadores/as da educação deste país, conforme comprovam inúmeras greves Brasil afora, gritando pela valorização da educação e de seus profissionais. A “vida é dura” para os estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais que convivem no cotidiano de suas instituições com o descaso e o abandono do poder público. A “vida é dura” para os pais desses estudantes, trabalhadores/as que ganham parcos salários obrigando-os a colocarem seus filhos/as em escolas públicas sucateadas. Entretanto, a vida não é dura para os políticos e burocratas
trancados em seus gabinetes, palácios e torres de marfim, que do alto de sua arrogância e intransigência olham a sociedade com desdém. A vida não é dura para os filhos desses políticos e burocratas que não enfrentam a realidade precária da educação pública do Brasil.

Na terça feira irá ter assembleia geral no IFPA, campus Belém pela manhã, para ser discutido os rumos que irá tomar a GREVE, mas uma certeza é de que os servidores , irão radicalizar o movimento, as definições de como irá proceder será feita justamente nessa assembleia, o convite está aberto aos alunos do campus para debater e opinar junto na assembleia.

Por: Rafael Benassuli


sábado, 24 de setembro de 2011

Greve nas Escolas Estaduais

Como se não bastasse a greve nos institutos federais, agora os professores do ensino Público estadual irão aderir o movimento de greve a partir de segunda feira, com o mesmo proposito, melhorias na educação.

A diferença que até o momento ao ponto de partida. é que  os alunos estarão presente na passeata que será realizada na segunda feira as 9h , saindo do Centro Arquitetônico de Nazaré e seguindo em passeata até o Centro integrado do Governo.

Alunos precisam, criar mais a consciencia politica para entender que não podem ficar contra a classe dos educadores da nação como disse uma vez AMANDA GURGEL "querem me dar um pedaço de giz para salvar o PAÍS".

A situação assim como, em todo o País é demais preocupante porque o ENEM não vai se anular por causa de greves na educação, e como obter notas boas se não há aula e nem sinal nenhum por parte do governo em dar melhores condições aos professores tanto da rede municipal, estadual e federal, é hipocrisia dizer que queremos um País melhor sem investir na educação de nossas próximas gerações.

É um absurdo um País que vai sediar uma copa do Mundo e ter um Governo palhaço que nem o nosso, está faltando as pessoas terem consciência politica na hora de apertar a tecla verde e validar o seu voto aos seus respectivos representantes. 

É um absurdo a maneira que a Educação Pública neste País é tratada, é um absurdo que com tudo isso empresários de Universidades particulares e escolas particulares "enchem" os seus bolsos, aproveitando da fragilidade do ensino publico, SOCIEDADE ta na hora de se  atentar pra tudo isto que está acontecendo. É preciso uma mudança de PENSAMENTO

Por : Rafael Benassuli_redacaof5

Greve


Primeira Dia do Rock In Rio


Primeiro dia
Antes de Rihanna, Elton John fez uma apresentação de 90 minutos, a mais longa da noite. Um dos maiores pianistas do pop, ele fez o show todo sentado ao instrumento. Mesmo que suas músicas mais recentes já não empolguem tanto, não faltaram sucessos para a plateia cantar junto, como "Goodbye Yellow Brick Road", "Rocket Man", "Don't Let the Sun Go Down on Me" e "Skyline Pigeon".

Mais cedo, Katy Perry promoveu no mesmo palco seu show colorido e provocante. Entre hits e trocas de figurinos, a cantora norte-americana abusou também de referências ao teatro de revista, com grandes leques de plumas e coreografias, num cenário tão onírico quanto lisérgico. E ainda convocou um jovem do público para subir ao palco e ganhar um beijo dela. Claudia Leitte também passou pelo palco principal com uma homenagem a Chico Science e empolgando seus fãs com uma apresentação em clima de Carnaval de Salvador.


As luzes do Palco Mundo foram acesas às 19h com homenagem a Freddie Mercury e fogos de artifício. Milton Nascimento cantou o clássico do Queen "Love of My Life", acompanhado da Orquestra Sinfônica Brasileira. Os Paralamas do Sucesso e os Titãs entraram juntos no palco para dividir o primeiro show do Palco Mundo. O repertório foi mesclado com clássicos das duas bandas, começando por "Óculos" (Paralamas), "Sonífera Ilha (Titãs), "Ska" (Paralamas) e "Marvin" (Titãs). Maria Gadú fez uma rápida participação cantando "Loirinha Bombril" com os grupos

.Texto de música Uol

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Charge

Hoje, 101 anos de IFPA


Hoje o IFPA completa exatamente 101 anos, apesar de estar em Greve, e muitos alunos estarem decepcionados com tudo que esta acontecendo, não podemos esquecer que estudamos em uma instituição de peso, e que muitos queriam está em nossos respecitivos lugares, sabemos que nem tudo é flores na vida cabe a nós alunos tornamos o IFPA, uma instituição com mais qualidade, e cobrar de nossos representantes melhorias.
A história começou dia 23 de setembro do ano de 1909, com a Escola de Aprendizes Artífices do Pará, criado pelo então presidente da república, Nilo Peçanha, que ofertava cursos de desenho e oficinas de marcenaria, funilaria, alfaiataria, sapataria e ferraria. Na década de 1960, é transformado em Autarquia Federal com autonomia didática, financeira, administrativa e técnica. Passa a atuar com o Ensino Profissional em nível de 2° grau e em 1968, já com o nome de Escola Técnica Federal do Pará, instala-se na Avenida Almirante Barroso, n° 1155, onde até hoje se localiza o campus Belém do IFPA.
Os cursos ofertados na instituição, sempre foram voltados tanto para o desenvolvimento social quanto econômico do Pará, dando destaque para as áreas com principais demandas na região, como a Metalurgia, Mecânica,  Edificações e Estradas, além de outras que existiram e ainda existem na instituição.
Em 1997, o MEC instituiu a divisão do ensino em níveis básicos, técnicos e superiores, fazendo com que em 18 de Janeiro de 1999, a Escola Técnica se tornar-se Centro Federal de Educação Tecnológica, ofertando cursos que atendiam aos requisitos do MEC de educação profissional.  Em 2009, em determinação do Governo Federal, mediante uma integração com as Escolas Agrotécnicas Federais de Castanhal e de Marabá, torna-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Hoje, o IFPA já é uma instituição de ensino respeitada em toda a região. O campus Belém do instituto está recebendo melhorias em suas instalações, com obras de ampliação e reforma de suas estruturas. Projetos de pesquisa e extensão levam da sala de aula para a comunidade grandes avanços nas áreas de educação, ciência e tecnologia. Além de centenas de alunos de todas as idades atendidos publicamente no ensino básico, técnico e superior ofertado na instituição. São 101 anos de contribuição ao desenvolvimento social e educacional do país.

Parabéns ao Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Pará - IFPA
Por: Texto de IFPA campus Belém

Greve Pode estar próximo do FIM

No dia 22/09/11, quinta feira, houve o ato público organizado pelo Sinasefe, que explicou aos alunos do IFPA, os pontos de reivindicações e a resposta do MEC.

A resposta inicial ao MEC é de 4% de reajuste, o que considerado pouco por parte do Servidores , logo a resposta dos servidores para isso, a continuação da greve.


Mas sábado agora dia 24/09/11 será realizado a 104º plenária em Brasília, com a reunião com o MEC, os servidores que serão representados pelos seus respectivos Delegados, no caso do campus Belém, foram mandados 2 delegados. A expectativa é muita para que essa greve acabe, e que os servidores sejam recompensados com as reivindicações solucionadas, mesmo que a greve tenha fim sábado os alunos só poderão voltar às aulas na próxima semana, pois a semana que se suceder ficará para os professores pensarem, em um novo planejamento de aula no restante do semestre, sendo que irá ter aulas no sábado. A torcida dos alunos é apenas, uma, que a greve acabe, mais que sejam respeitadas as reivindicações e que o Governo federal não venha continuar tratando a educação de nosso País com tanto descaso.

Depois de Sábado, na terça feira ocorrerá, uma assembléia geral no IFPA, campus Belém no 3º terceiro piso da biblioteca com votação, se a greve deve continuar ou não.

A esperança é que tudo se resolva da melhor maneira possível e que todos os lados saiam satisfeitos, e principalmente, nós alunos.


POR: Rafael Benassuli

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MEC propõe deixar aluno mais 20 dias por ano na escola


O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta quarta-feira (21) em Brasília o resultado de uma pesquisa que levou o MEC a avaliar o aumento de até quatro semanas no calendário letivo da educação básica do país no sistema público e privado. Atualmente, o Brasil tem 200 dias, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) no ano letivo e carga horária de 800 horas. O ministro propõe um amplo debate sobre a ampliação da carga horária escolar para 220 dias ao ano.


'Sempre que o MEC se vê diante de uma evidência forte que algo pode melhorar a partir da descoberta de um estudo temos que perseguir este objetivo', disse Haddad. O ministro vai discutir a proposta com secretários de educação estaduais e municipais. Ele espera concluir o debate este ano para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional em 2012 para votação. 'Nenhum país com bom desempenho tem uma carga horária de 800 horas', disse o ministro. 'O Chile tem carga de 1.200 horas por ano e o nosso desempenho hoje é equivalente ao que o Chile tinha no ano 2000.'


A pesquisa coordenada por Ricardo Paes de Barros, subsecretário da Secretaria de Asssuntos Estratégicos da presidência, mostrou que dez dias a mais de aula aumentam em 44% o aprendizado dos alunos e em sete pontos a nota dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa melhoria pode ser atingida aumentando a exposição do aluno ao conhecimento.


Segundo o pesquisador, o aumento da exposição pode ser feito com ampliação da jornada diária e com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o ano letivo. Mas a alternativa mais atraente, segundo Barros, é a que tem o menor custo. 'Em termos de custo é melhor porque na outra alternativa (mais horas/aula por dia ou menos alunos por sala) você precisa aumentar o espaço na escola colocando restaurantes e espaços esportivos.'


A outra variável que provoca melhora é a qualidade do professor. O estudo mostrou que um bom professor em sala de aula tem o impacto de 9,6 pontos no Saeb, 20 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 68% de melhoria do desempenho do aluno. 'Tem um enorme impacto entre se consultar um bom ou um mau médico. Com o professor também é assim, mas a gente não valoriza a profissão e deixa o profissional mais experiente migrar para a rede privada', destacou o pesquisador. Ainda de acordo com ele, o impacto no Saeb com professor experiente seria de 3,3 pontos.

Fonte: G1

CAMPANHA

Campanha #respeitoaeducacao é o QUE O GOVERNO TINHA QUE TER.

Senador Fala sobre Educação


Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), o senador Cristovam Buarque afirmou que o educador Paulo Freire (1921-1997) ficaria frustrado com a educação no Brasil se ainda fosse vivo. Freire faria 90 anos na última segunda-feira (19). Para o senador, a presidente da República, Dilma Rousseff, deveria ouvir a voz do pedagogo.
- Não é difícil. Para ouvir a voz de Paulo Freire basta ouvir a voz dos 14 milhões de brasileiros analfabetos que caminham sobre o nosso território - afirmou o senador, que disse considerar escravos no mundo moderno aqueles que não são capazes de ler.
O senador afirmou que Dilma Rousseff deveria também ouvir as vozes dos jovens de hoje que, daqui a 20 anos, perguntarão o motivo de não terem tido acesso à educação. A falta de oportunidade de educação, segundo o senador, dificulta até mesmo o combate à corrupção.
Cristovam salientou que os corruptos costumam ter "anel de doutor no dedo", mas se elegem com o voto de quem não tem educação adequada, que acaba vendendo o voto em troca de algum benefício.
- Inteligentemente, quem tem um filho doente e não tem dinheiro para comprar remédio, troca o seu voto por um remédio. Inteligentemente. Porque o futuro, a sobrevivência, a saúde do seu filho é mais importante para ele, naquele instante, do que o que vai fazer um político anos depois, quando chegar ao Congresso - observou, lamentando que o país continue a perpetuar a pobreza e o analfabetismo.
O senador voltou a falar sobre a proposta que enviou à presidente da República para fazer "uma revolução na educação". Segundo o senador, elevando o custo anual por aluno de R$ 1,4 mil para R$ 9 mil, seria possível pagar um salário de R$ 9 mil aos professores e assim mudar o país para que, o centenário de Paulo Freire, daqui a dez anos, não seja comemorado com tristeza.
- Não deixemos que o Brasil do futuro tenha a cara triste das escolas do Brasil de hoje - pregou.

Por: http://www.diarioonline.com.br/noticia-167545-cristovam-buarque-critica-governo-de-dilma.html/ Rafael Benassuli

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ATO PÚBLICO DIA 22


Nesta quinta-feira dia 22 acontecerá um ato público em frente ao IFPA - Campus Belém, a ideia é fecharmos as vias da Alm. Barroso e caminharmos até a Praça do Operário com o apoio do carro som, mas para isso é preciso o apoio de todos os alunos. Já está confirmada a perda do ano letivo se a greve durar até 3 meses, então se não quisermos ficar estudando até Fevereiro e vermos todo mundo viajando enquanto nós estudando não é ficando em casa dormindo que isso vai a ajudar, tá mais no que na hora de fazermos algo, então contamos  com a presença de todos pois isso só será realizado se VOCÊ aluno comparecer no dia 22. Contamos com você !! 




Por: Lucas Corrêa

A GREVE É DE TODOS

Hoje ás 10hs da manhã, foi realizada mais uma assembléia no IFPA - Campus Belém no 3° piso da biblioteca, e   foi discutido vários assuntos e foi confirmada a permanência da greve, segundo os dados são 228 Institutos Federais parados em todo Brasil com isso cerca de 70% dos Institutos. E já é do conhecimento deles que se a greve durar 3 meses perderemos o ano letivo e assim nos prejudicaremos na nossa formação. Mas se quisermos fazer alguma coisa e não deixar que isso aconteça não vai ser ficando em casa dormindo que isso vai resolver alguma coisa porque alguns alunos estão até gostando dessa greve por estar sem aula, mas mal eles sabem que quando chegar ás férias de janeiro eles estarão estudando enquanto todos os outros alunos dos outros colégios estarão viajando e curtindo as férias. Então aluno que tá achando isso bom cuidado!



Por: Lucas Corrêa

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Brasil/ País das Contradições



COISA DE OUTRO PLANETA

BOPE....................... R$ 2.260,00 .............. 


Para arriscar a vida; 


Bombeiro................... R$ 960,00 ............... 


Para salvar vidas; 


Professor.................... R$ 728,00 .............. 


Para preparar para a vida; 


Médico.................... R$ 1.260,00................ 


Para manter a vida


Deputado Federal....... R$ 26.700,00 ........... 


Para Te Roubar e  ferrar a sua vida. 






Por: Rafael Benassuli

Propaganda Criativa




Por: Rafael Benassuli

Charge


http://www.chargeonline.com.br/ / Rafael Benassuli

IFPA

Amanha no IFPA campus Belém, terá assembleia geral as 10 horas, no Terceiro Piso da biblioteca, sera muito interessante a presença de você aluno.

Por: Rafael Benassuli

sábado, 17 de setembro de 2011

Nova Abertura do Two And A Half Men

Aqui segue um vídeo com a nova abertura da série Two And A Half Men que tem a estréia de Ashton Kutcher que vai substituir o incomparável Charlie Sheen que interpretava Charlie Harper na série, mas por causa de problemas com drogas e brigas com o diretor ele foi demitido. Vamos ver se com o novo integrante a série fica tão boa como era com o Charlie Sheen, a nova temporada estréia dia 19/09. Não percam !!


Por: Lucas Corrêa

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jiboia de 5,5 metros e 100 kg é capturada na Guiana

Brasil e Argentina COPA RONCA

Jogo realizado na Argentina, em Córdoba, Pela a copa ROCA, que poderia se chamar COPA RONCA, pois o jogo que deu sono, e ainda vai ter a segunda parte do sono, exatamente aqui na terrinha Paraense, e ainda por cima vai ter que pagar caro para tirar uma soneca para assistir o "SUPER CLÁSSICO DAS AMÉRICAS", o ingresso mais !barato! custa somente 90 Reais.

E o governo em mais uma tentativa em ludibriar o Povo paraense com essas migalhas que a CBF, manda para cá, É  a politica do "AÇAÍ e CIRCO".

O que estão fazendo com a nossa seleção, me desculpe, mas é muito time para um treinador só, parece que antes de começar o jogo, ele diz: "bom eu não sei que estou fazendo aqui, meus queridos jogadores entrem lá e entrem lá".

Dizem que o Messi só joga bem no clube, acho que a mesma retorica serve para o nosso treinador Mano Menezes, com todo o respeito com os Argentinos, mas ficar no zero a zero, com time da argentina Z- é brincadeira.
Lembrando dia 28 tem mais COPA RONCA.

POR: Rafael Benassuli

A Cara da Educação



Por: http://www.chargeonline.com.br/

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Professores do IFPA mantêm greve


Professores e servidores do Instituto Federal do Pará – IFPa, decidiram manter a greve nacional iniciada no dia 1º de agosto. Dos 12 campi do IFPa no Pará, 10 estão em greve: Belém, Bragança, Castanhal, Tucuruí, Santarém, Altamira, Conceição do Araguaia, Marabá Rural, Marabá Industrial e Abaetetuba. Somente os campi de Breves e Itaituba não aderiram à paralisação.

Ontem (13), após plenária em Brasília, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica/ Pará (Sinasefe) rejeitou decidiu manter a greve. Segundo Humberto Brito, secretário geral do Sindicato, a proposta apresentada pelo governo só contemplava os professores, sugerindo 4% de reajuste e qualificação.  

Segundo Humberto Brito, a classe luta por melhorias salariais e de carreira. “Reivindicamos reajuste salarial de 14.77%, que corresponde ao crescimento da economia mais a inflação de maio de 2010 e maio de 2011; pela reestruturação das carreiras de professores e servidores, além de lutar contra  uma série de PL (Projeto de Lei) que querem congelar os salários ou reduzir os direitos, como a Previdência Complementar”, explica Humberto.    
   
Com a greve, 70% da rede federal está paralisada em todo Brasil. Os professores paralisaram as atividades completamente e os servidores cumprem os 30% de atividades administrativas. Não há data definida para a greve terminar, o fim da paralisação dependerá das negociações do Sindicato em Brasília com o governo Federal.
SERVIDORES DA UFPA PROTESTAM CONTRA PRIVAZAÇÃO DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
Ontem (13), servidores do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior do Pará (Sindtifes), que também estão em greve, ocuparam o prédio da reitoria da Universidade Federal do Pará por 16h, fechando-o com cadeados e correntes.
O protesto é contra o Projeto de Lei que quer privatização dos hospitais universitários, que estava sendo votado ontem a tarde. Em Brasília, membros do Sindicato conseguiram fazer com que a votação fosse adiada para a tarde de hoje (14). 

A greve dos servidores públicos continua na UFPA, UFRA e UFOPA.   

Por: http://www.diarioonline.com.br/noticia-166580-professores-do-ifpa-mantem-greve.html / Rafael Benassuli

Institutos federais continuam em greve


vNesta quarta-feira (14), completam 96 dias a greve dos servidores técnico-administrativos na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Mesmo após assembleia realizada ontem (13), o Sindicato dos Trabalhadores das instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes) decidiu permanecer com as atividades paralisadas.
Segundo Glailson Santos, do comando local de greve, além da Ufra, os servidores da universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) também estão parados e continuam agindo em protesto. "Ontem, ocupamos a reitoria da UFPA. Agora estamos aguardando uma posição do comando nacional, em Brasília. As três instituições federais de ensino aqui no Pará (Ufra, UFPA e IFPA) estão com as atividades paralisadas", explica.
As reivindicações dos servidores são o aumento salarial, incorporação de gratificações e queda da medida 149, que propõe o congelamento do salário dos servidores públicos federais por dez anos, além da melhoria na qualidade de ensino nas instituições.
Mesmo com a liminar que estipula a garantia de funcionamento de 50% dos serviços, alguns pontos continuam totalmente paralisados, como a biblioteca da Ufra e UFPA. De acordo com Glailson, os servidores aderem a greve como um todo e não há como a biblioteca e restaurante universitário funcionarem, já que poucos funcionários trabalham neste setores.
PROFESSORES
Os professores da UFPA também decidiram parar as atividades nesta quarta-feira. Segundo a professora Rosimê Meguins a paralisação foi decidida em assembleia no dia 31 de agosto. A categoria irá se reunir amanhã (15), por volta de 9h30, na UFPA, onde entrará em pauta a proposta de carreira dos professores.

Por: http://www.diarioonline.com.br/para / Rafael Benassuli

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Charge


http://www.chargeonline.com.br/

Greve INFINITA

Em mais uma assembleia, realizada no IFPA, decidiram que o movimento da greve continuará, Até quando o governo federal irá ficar brincando com o nosso futuro?

Até quando os professores irão continuar ganhando uma micharia? Até quando vamos tomar uma surra em educação para as escolas particulares, que enfatizo, o que a maioria já sabe, as 100 melhores escolas que fizeram pontuação no ENEM só 13 SÃO PÚBLICAS isso é ridículo. significa dizer que quase 90% é Ensino privado.

Que País é esse? Que País é esse?

Que País é esse que não trata como deveria o futuro de uma sociedade, Enquanto não mudarem a Filosofia, sempre irá acontece GREVE, porque a GREVE é um momento em que os profissionais querem mudança  querem melhoria, alunos do IFPA que acham que o maior Culpado dessa greve é os servidores, mero engano, O NOSSO MAIOR INIMIGO É OS BANDIDOS DE TERNO.

Por: Rafael Benassuli_redacaof5

XV Feira Pan-Amazônica do Caro Livro

XV Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, que acabou ontem, 11/09, que estava desde o dia, 02/09, como sempre um evento que proporciona , um chamado, a sociedade paraense que comparece em peso para prestigiar o evento, que reúne em um mesmo lugar, um vasto conhecimento literário.


Mas infelizmente o que já vem acontecendo a anos, é que o evento era pra ser de fato uma feira do livro, pois o que se percebe é livros caros, sabemos que a maioria da sociedade paraense não tem as devidas condições de comprar, tantos livros se for comprar , da para comprar mal um livro, os preços deveriam ser acessíveis, o governo do estado poderia incentivar a população a leitura, fazer parcerias e  colocar os preços dos livros mais acessíveis.


Ta certo que o governo já da um incentivo e tanto com o credito dado aos professores, mas e os estudantes?


O titulo do evento deveria ser fiel a pratica, até porque os livros que realmente interessam, no minimo estavam na faixa de 35 Reais, alguns estavam até mais caros na Feira do Livro do que comprar fora da feira do Livro.


É preciso incentivar os jovens ao conhecimento, mas é preciso se tornar acessível tal conhecimento.


Por: Rafael Benassuli_redacaof5

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Felipe Neto - Adolescência Tardia



Por: Lucas Corrêa

Greve Pode acabar no dia 13/09

Mesmo que seja temporariamente, no caso a greve acabaria por tempo determinado, mas com muitas chances de voltar em 2012.


Depois da reunião do SINASEFE com o MEC realizada no dia 06/09, O MEC apresentou uma resposta às reivindicações do sindicato que, em linhas gerais, resumem-se à aceitação do acordo rebaixado assinado com Andes/Proifes no tocante aos docentes da EBTT e à criação de Grupos de Trabalho para debater carreira, democratização nas ifes, escolas militares e o que o ministério chama de “varejo” (auxílio-transporte, por exemplo). Em todos os assuntos que remetem a aportes financeiros, como a progressão docente por titulação, o ministério apenas comprometeu-se em encaminhar as demandas para o MPOG e, não havendo acordo entre os ministérios, o envio da questão para as chamadas câmaras de conciliação e arbitragem da AGU. Em questões de cunho administrativo, o ministério comprometeu-se em encaminhar orientação para a rede visando o estabelecimento das 30 horas semanais, somente após o término da greve.

Ao final da audiência, o secretário Pacheco afirmou que a proposta apresentada tem “prazo de validade”, até o dia 13/09, e caso não seja aceita, volta-se “à estaca zero”. Participaram da reunião pelo comando de greve José Alberto (PB), Geovanna Terra (SC), Hélio Eugênio (MG) e Humberto Brito (PA).


POR : Rafael Benassuli

Estudantes formam 'comando de caça' a Haddad para pedir 10% do PIB para educação


RIO - Aonde o ministro da Educação, Fernando Haddad, vai, eles vão atrás. Desde o início de agosto, jovens organizados na Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel), entidade que faz oposição à União Nacional dos Estudantes (UNE), promovem o que chamam de "Caça ao Haddad". Nas aparições públicas do ministro, pré-candidato à prefeitura de São Paulo, membros do grupo estão lá: fazem barulho e lhe entregam um manifesto pedindo a destinação de 10% do PIB para a educação - e não 7%, como previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) enviado pelo governo ao Congresso.
O primeiro encontro dos estudantes com Haddad ocorreu em 12 de agosto, na 1 Feira Literária de São Bernardo do Campo (SP), na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Devido à facilidade de acesso ao ministro, os estudantes resolveram repetir a dose. Para embalar as manifestações, até uma paródia do tema do filme "Os Caça-Fantasmas" foi criada.
- Tínhamos preparado o manifesto e o entregamos a Haddad e Lula nesse evento no ABC. Agora que o ministro é pré-candidato a prefeito de São Paulo, com apoio do Lula, está com uma agenda muito cheia. Vimos que era uma maneira eficiente de pressioná-lo e iniciamos a campanha "Caça ao Haddad" - explica Clara Saraiva, membro da Executiva Nacional da Anel.

Por : Rafael Benassuli
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/09/03/estudantes-formam-comando-de-caca-haddad-para-pedir-10-do-pib-para-educacao-925282698.asp

Governo Maldito

A propaganda que o governo faz sobre as construções de INSTITUTOS E UNIVERSIDADES seja uma piada, como construir novos campus  se os INSTITUTOS FEDERAIS e UNIVERSIDADES FEDERAIS que estão a anos a fio, está em um tremendo abandono, quem não conhece o problema de perto, pensa que está tudo uma maravilha.


É triste ter que dizer que estamos a quase 2 meses sem aulas, e nada foi feito por parte do governo para amenizar.


Entra governo e sai governo e continua a mesma DROGA de Educação, a mesma ladainha de que se eu me reeleger vai ser diferente, estamos cansados, tudo isso cansa. Muito boa a Iniciativa dos estudantes do BRASIL a fora de PROTESTAR, boas ideias deveriam ser copiadas, no Chile a mesma coisa, protesto para a melhoria da educação. As coisas boas precisam ser copiadas, ficar em casa e vendo a educação ser jogado no lixo, não vai adiantar.


É muito triste ter um País que irá sediar uma copa do Mundo, ter essa realidade, só no estadio ITAQUERÃO , irão investir quase 1 BILHÃO de Reais, e a  EDUCAÇÃO ? NADA, copa do mundo passa, educação não.


A coisa está tão feia no IFPA, que muitos alunos estão pensando em abandonar o IFPA, como se preparar para um Vestibular se não tem aula, isso tudo que está acontecendo preocupa demais, desestimula.


Mas sabe porque tudo isso acontece? Porque essa dita chamada de sociedade, parece que gosta de sofrer, os alunos nada fazem a respeito, ainda não se dão conta de que o que está em jogo é O FUTURO DE CADA UM. E os mesmos políticos que estão envolvidos em CORRUPÇÃO  continuam se elegendo em todas as eleições, a melhor forma de protestar também, é anular o VOTO.


E porque porque o governo não se move, Pegunto a vocês se filhos de POLÍTICOS estudam em Escola publica?, se ao menos sabem de perto o que é uma greve?


É A REALIDADE DE NOSSO QUERIDO PAÍS DA COPA.

É TÃO INCRÍVEL O QUE ROLA, QUE O JOGO DA SELEÇÃO VAI SER 90 REAIS O INGRESSO, O MAIS BARATO, ISSO COM O TIME E- DA SELEÇÃO, E A IGNORÂNCIA CHAMADA SOCIEDADE, VAI APLAUDIR O GOVERNO PELO GRANDE PRESENTE.

POR: Rafael Benassuli

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MANIFESTAÇÃO CONTRA GREVE DOS SERVIDORES - NÓS QUEREMOS AULA!

CONVOCAMOS TODOS OS ALUNOS DO IFPA PARA JUNTO CONOSCO ESTAREM CEDENDO ESTREVISTA À TV LIBERAL SOBRE NOSSA INSATISFAÇÃO QUANTO À ESSA GREVE QUE NÃO ACABA NUNCA! O PODER DE MUDAR ESTÁ EM NOSSAS MÃOS , VAMOS PRA CIMA DELES !!!
LOCAL: EM FRENTE AO IFPA
HORÁRIO : A PARTIR DAS 08:30 DA MANHÃ
ESPERO TODOS VOCÊS LÁ!!!
ESSA GREVE ACABA POR BEM OU POR MAL!!!
GABRIEL ALMEIDA - EDITOR - CHEFE FOLHA F5.